história
Fundada por Aníbal Carneiro, a animovel, então conhecida e registada com o
nome do próprio, Aníbal Carneiro Barbosa Lda., inicia atividade em 1958.
Depois de ter trabalhado em diversas indústrias de mobiliário e adquirido
conhecimentos nesta área, o jovem empreendedor Aníbal decide criar o seu
próprio negócio, e lançar as bases do que viria a tornar-se mais tarde a
empresa atual e a marca animovel.
A experiência de Aníbal e a sua habilidade de desenhar, fabricar e modelar
móveis foi percetível na região, o negócio foi crescendo de forma sustentada,
mesmo em tempos de crise e instabilidade que se foram sucedendo.
Chegado o ano de 1974 a empresa contava com uma equipa de 11 pessoas dedicadas
a um negócio crescente e sólido.
1958 -
- 1979
De forma visionária ao longo da década de 80 e 90 do século XX a animovel
inovou e criou diversas coleções.
Em 1984 a empresa participa pela primeira vez como expositora na FIL, Feira
Internacional de Lisboa. Foi a participação neste evento que inspirou a criação
de uma nova marca. O nome animovel surgiria pela primeira vez, pela mão do
filho mais velho do fundador, Joaquim Carneiro. O nome ani-movel teria inspiração no nome do fundador, Aníbal. Este novo
nome marcaria uma nova etapa de expansão de negócio e da empresa. Este evento
catapultaria o nome animovel para um número crescente de clientes.
No início dos anos 90 lançam o formato de coleções de mobiliário, com 3
linhas novas: Atenas, Grécia e Macedónia. Com estas linhas, além da habitual madeira
de cerejeira, passam a ser utilizadas madeiras como mogno, e com esta nova
imagem o mercado português cresceu de forma sólida durante os anos seguintes.
Uma vez estabelecidos em Portugal com um nível de qualidade distintivo, foi
altura de olhar para o resto do mundo.
1980 -
- 1999
Por esta altura, nos últimos anos antes de entrada no novo século, os três
irmãos, Joaquim, José Luís e Rui, a segunda geração da família do fundador,
abraçaram o projeto, integrando um novo conselho de administração, e
desenhando um plano de investimentos em infraestruturas e tecnologia que
traçaria o caminho da animovel para os anos seguintes.
Em 2002 foi inaugurada uma nova fábrica com tecnologia de ponta,
contribuindo para o crescimento e expansão no mercado nacional e internacional.
O lançamento da coleção Vilhena, modelada em madeira de cerejeira,
possibilitou o êxito que resultaria na participação de feiras internacionais em
Espanha, França, Rússia, Brasil, Moçambique e a primeira participação no
certame Salone Internazionale del Mobile em Milão, o principal evento do sector
há mais de 50 anos.
Em 2010 a animovel soma e segue, e expande a sua presença e foco em
mercados europeus e internacionais cada vez mais exigentes e competitivos como
França, Alemanha, Suíça, EUA.
A capacidade produtiva e logística aumenta e os recursos humanos da empresa
reorganizam-se ao mesmo ritmo que a presença no mercado internacional aumenta.
2000 -
- 2019
Apesar de todos os desafios que 2020 trouxe, a animovel continuou o seu
percurso inovador de aposta nos seus sistemas produtivos, assistência pós-venda
e reforço da marca animovel como sinónimo de solidez, seriedade e inovação. Um
investimento de cerca de dois milhões de euros foi feito em infraestruturas,
quase duplicando a área de fabrico, investindo ainda em nova maquinaria, na
instalação de painéis solares e uma central de biomassa. Com a sustentabilidade
e eficiência na mira de todos estes investimentos, foi possível duplicar a capacidade
de produção.
A caminho dos 70 anos, a animovel continua o seu caminho como importante
motor e produtor de mobiliário no cluster onde se integra, exportando mais de 90% da sua produção para mais de 20
países e empregando mais de 90 colaboradores dedicados e com diversas
competências.
As próximas décadas serão de reforço de capacidade industrial e inovação o
que garantirá o posicionamento de futuro dos produtos da animovel.
2020 -
presente
Voltar
pedido de informação
All rights reserved © 2021